Circuito Fora do Eixo apresenta: Grito Rock América do Sul 2010!

14 jan


A maior rede colaborativa de trabalho no mercado independente do Brasil apresenta o maior festival integrado da América Latina, que esse ano ocorre em 70 cidades

De 2005 – ano de criação – pra cá, o Circuito Fora do Eixo só tem crescido. O trabalho colaborativo se mostrou ser a saída para que o mercado independente deslanchasse. E esse crescimento fica explícito nas produções dessa rede, tais como o Congresso Fora do Eixo (que este ano é realizado no Jambolada), O Observatório Fora do Eixo e um dos maiores eventos que acontece no Brasil – o Festival Integrado Grito Rock.

E este ano o o crescimento continua – em 2009 cruzamos a linha de 50 cidades e este ano o festival acontece em 70 cidades, mantendo assim o título de maior Festival Integrado da América Latina, já que além dessas, mais quatro cidades fora dos limites tupiniquins realizam o Grito – Buenos Aires (Argentina), Córdoba (Argentina), Montevidéo (Uruguai) e Santa Cruz de La Sierra (Bolívia).

Entre as cidades brasileiras estão Rio Branco (AC), Uberlândia (MG), Santa Maria (RS), João Pessoa (PB), Recife (PE), Fortaleza (CE), entre outras. Os coletivos responsáveis estimulam assim a auto gestão das bandas, já que com tantas cidades cadastradas, as bandas vêem no GR a oportunidade de planejar sua própria turnê.

O Grito Rock nasceu como a alternativa movida a guitarras contra as marchas de carnaval, e hoje se tornou um dos eventos com o line up mais diverso do país. Para que aconteça, ele envolve vários membros da cadeia produtiva, sejam músicos, jornalistas, produtores, videomakers, atores, profissionais do meio hip hop, entre outros vários.

Toque no Brasil – Com o crescimento veio também a inovação. Em parceria com a Abrafin – Associação Brasileira de Festivais Independentes, Casas Associadas e BM&A, o Circuito Fora do Eixo lançou no dia 05 de janeiro o site Toque No Brasil, um cadastro virtual de bandas interessadas em rodar pelo circuito independente do país. O projeto é uma iniciativa pioneira no Brasil e tem como meta propor um novo conceito de agendamento de shows, circulação de artistas e turnês baseados em uma plataforma 100% virtual em sua negociação, que garantirá o mapeamento e acesso de artistas a circuitos e rotas brasileiras, construídas a partir da colaboração e contato direto dos usuários do sistema. O Grito Rock 2010 é o primeiro evento a fazer uso desta ferramenta, que promete ser a via mais eficiente de acesso ao universo de festivais e casas referenciais de cultura alternativa. Qualquer banda interessada em participar do Grito Rock – em qualquer cidade onde o festival for acontecer – deve fazer sua inscrição, até o dia 15 de janeiro, no http://www.toquenobrasil.com.br

Amplitude – Os coletivos integrados ao Circuito Fora do Eixo – bem como uma série de parceiros cujo trabalho dialoga com a lógica colaborativa do CFE – estão preparando para 2010 a maior edição do Grito Rock. O festival, que expressa muito bem a prática de trabalho em rede proposta pelo Fora do Eixo, cada vez mais se firma como uma ação multiplicadora, conectando agentes culturais de todas as regiões do Brasil e intensificando o elo com os vizinhos hispano-americanos.
Música, cinema, teatro e artes visuais se encontram, revelando toda a diversidade da cultura produzida no âmbito da independência.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: